Disfunções › Melasma e mancha

Melasma é um distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele. Apresenta maior prevalência em mulheres e surge principalmente no rosto, mas pode aparecer em outras partes do corpo também. Apresenta maior prevalência nas mulheres. Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma. Melasma é uma consequência do aumento de melanina na pele.

Clinicamente o melasma carateriza-se por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.

Manchas correspondem a quaisquer mudanças na cor normal da pele e podem ser bastante incômodo, principalmente as localizadas na face, colo e mãos. Manchas hiperpigmentadas na face provocadas por fotoenvelhecimento (manchas senis), durante a gestação ou pós-inflamatórias podem ser controladas ou amenizadas através de tratamentos estéticos.

Voltar para Disfunções